Notícias

TRATAMENTO COM O SISTEMA INVISALIGN

 Muito se fala sobre alinhamento dentário, porém poucas pessoas sabem ao certo como é o processo de correção da arcada dentária e quais são alguns cuidados que precisamos ter ao iniciar um tratamento.

 Os alinhadores ortodônticos são ferramentas que dentistas utilizam para corrigir o desarranjo dos dentes, que pode ser causado por diversos fatores, como influência genética, hormonal e até mesmo ambiental, que só são visíveis com o nascer dos dentes permanentes.

A seguir, esclarecemos algumas das dúvidas mais frequentes sobre o alinhamento dentário:

O que são os alinhadores Invisalign e como funcionam?

Através de uma análise digital e da modelagem 3D de sua arcada dentária, o ortodontista credenciado da Invisalign poderá começar a planejar o seu tratamento, visualizando cada etapa a partir de uma simulação no Software ClinCheck®. Antes mesmo de começar a usar os alinhadores, seu ortodontista pode mostrar os resultados do uso e estipular o prazo final do tratamento.

Em seguida, será produzido uma série de alinhadores transparentes feitos sob medida, especialmente para cada etapa específica do tratamento, que deverá ser substituído a cada 15 dias. Para saber se o seu alinhador é autêntico, basta verificar se ele possuí o logo da Invisalign, o número do seu tratamento e a indicação do estágio a que ele corresponde.

Você deverá usar os alinhadores dia e noite, removendo-os apenas para comer, beber e fazer a higiene bucal. Retornar ao seu ortodontista conforme programado por ele é importante para checar o desenvolvimento do tratamento. Utilizando corretamente e seguindo as recomendações do doutor, você notará resultados visíveis com apenas 6 meses de uso. Quando terminarem os estágios de seu tratamento, você terá os dentes alinhados e o sorriso que imaginou.

Quanto tempo leva?
O período de tratamento depende muito de um paciente para outro. Para casos simples, o tratamento geralmente é de um ano, se seguido a rigor e com o comprometimento do paciente. Por ser um aparelho removível, o paciente deve ter disciplina para utilizá-lo no período recomendado por seu ortodontista, possibilitando assim o alinhamento correto da sua arcada dentária.

Existe uma idade indicada para o início do tratamento?
Assim como os aparelhos tradicionais, o período a partir dos 12 anos é o mais recomendado para o início de um tratamento, pois se espera que já tenha ocorrido a troca dos dentes de leite pelos permanentes, permitindo a correção e alinhamento dos dentes.

Como deve ser minha higiene bucal?
A limpeza dos dentes deve ser feita sempre após cada refeição, para retirar assim restos de alimentos que acabam ficando presos entre os dentes. O uso de um bom fio dental e antisséptico bucal é de extrema importância, pois ele alcança superfícies que a escova muitas vezes não é capaz de alcançar.

Por ser removível e não ter nenhum acessório colado no dente a condição da higiene é muito mais simples do que quando se usa aparelhos ortodônticos convencionais.

Devo evitar algum alimento?
Não há restrição de nenhum alimento durante o tratamento com o sistema Invisalign, mas alguns alimentos em excesso já são contraindicados mesmo sem o uso de um aparelho ortodôntico, pois podem corroer e potencializar a danificação do esmalte dos dentes e o surgimento de placas bacterianas, como por exemplo, refrigerantes, vinagre, algumas frutas ácidas, cafés e vinho. Lembre-se sempre de remover os alinhadores para comer e beber.

Qual a diferença do Invisalign para os outros aparelhos ortodônticos?

Primeiramente o Invisalign é composto por uma série de alinhadores removíveis os quais você pode ter a comodidade de retirá-los entre as refeições e no momento de sua higiene bucal, alcançando assim todos os dentes e partes da boca.

Ele é recomendado para pessoas que trabalham com sua imagem pessoal, pois é difícil perceber que se está usando um aparelho ortodôntico. Muitas celebridades acabam optando por este tratamento por ser mais discreto. Além disso, é mais confortável, por não possuir fios e bráquetes metálicos que podem machucar as gengivas, bochechas e língua.

Os alinhadores são trocados quinzenalmente, ao contrário do tratamento tradicional que usa aparelhos fixos, e em alguns casos seu tratamento acaba sendo mais veloz e eficaz que os tratamentos tradicionais.

Tratamentos Ortodônticos

Contato

 This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.